HomePortugueseSindag e Unicruz firmam convênio para pesquisas em aviação agrícola

Sindag e Unicruz firmam convênio para pesquisas em aviação agrícola

Assinatura ocorreu dentro da Expodireto/Cotrijal, que vai até sexta, em Não-Me-Toque/RS e prevê auxílio para realização trabalhos de mestrado e doutorado na área, além da inclusão do tema aviação agrícola no currículo do curso de Agronomia

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) assinaram um acordo de intercâmbio técnico-científico e educacional, durante a 20ª Expodireto Cotrijal, que vai até sexta (15), em Não-Me-Toque/RS. A assinatura ocorreu nessa terça-feira (12) pelo diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e pelo coordenador do curso de Agronomia da Universidade, José Luiz Tragnago, junto com o coordenador da Área Experimental da Unicruz e professor do Curso de Agronomia da instituição, Maurício Pasini.

O foco da cooperação é a realização de pesquisas na área de aviação agrícola, além do aperfeiçoamento do ensino de Agronomia. Na prática, o Sindag deve, por exemplo, apoiar pesquisas de mestrado e doutorado da universidade (inclusive viabilizando a disponibilidade de aeronaves e drones agrícolas para os estudos e garantindo uma bolsa parcial aos estudantes). Já a Unicruz deve, por exemplo, incluir a aviação agrícola entre as disciplinas de formação em Agronomia na instituição.

A universidade deve também contribuir com artigos técnicos sobre o tema para as publicações do Sindag e participará do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que terá sua próxima edição entre julho e agosto, em Sertãozinho/SP. O Sindag, por outro lado, deverá também estar na programação da Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da Unicruz, marcada para maio. As duas entidades devem trabalhar juntas na divulgação das ações de aperfeiçoamento e dos cenários e oportunidades na área de cada uma.

MAIS UNIVERSIDADES

Conforme o direto Gabriel Colle, o Sindag deve formar parcerias semelhantes com mais quatro universidades este ano no País, em moldes parecidos e com os mesmos objetivos. “O Planejamento Estratégico do Sindag até 2022 prevê a formação de um Fundo de Pesquisas Científicas, dentro do processo de Pesquisas e Inovação da entidade”, ressalta.

O Brasil possui a segunda maior frota aeroagrícola do mundo. Nesse contexto, o Rio Grande do Sul está em segundo no ranking nacional e possui o maior número de empresa do setor no País. A Unicruz conta com 22 cursos de graduação, oito de pós-graduação e mais de 120 laboratórios. Além disso, atende cerca 5 mil alunos e conta com um corpo docente composto em 90% por mestres e doutores.

PRESENÇA NA FEIRA

O Sindag está presente na Expodireto no estande da Unicruz, junto as associadas KNA/Nativa Aviação Agrícola, de Cruz Alta e que presta serviços de trato de lavouras, semeadura e aplicação de fertilizantes com aviões aérea, e a SkyDrones/SkyAgri, de Porto Alegre, que fabrica e fornece soluções em drones para pulverização e monitoramento de lavouras. Além de conferir de perto a tecnologia embarcada em aviões e um drone de pulverização, os visitantes também têm a oportunidade de entrar virtualmente em uma operação aeroagrícola – desde o briefing até o voo sobre uma lavoura, passando pelo preparo da aeronave. Trata-se do projeto Aviação Agrícola 360º, onde a experiência é com óculos de realidade virtual.  

RELATED ARTICLES

[ufc-fb-comments]

CURRENT ISSUE

CLASSIFIEDS

Loading RSS Feed

Most Popular

00:00
00:00