O Curso de aviação agrícola – CAVAG , é destinado a formação dos novos pilotos que irão trabalhar em empresas privadas prestadoras de serviços e/ou operar aeronaves de proprietários rurais. Durante o curso os estudantes pilotos devem atender um pré-requisito de serem detentores de carteira de piloto comercial e uma experiência mínima comprovada de 370 horas de vôo registradas. Os pilotos durante o curso são submetidos a duas etapas:- Uma destinada ao treinamento das manobras de vôo, sendo a primeira fase executada em aeronaves duplo comando, etapa esta básica, onde o instrutor orienta a execução na realização de operações que deverá ser assimilada pelos novos pilotos, com execução de operações de manobras a baixa altura, definição de entrada e saída de “tiros”’ simulação de aplicação, observação as normas de segurança, identificação durante o vôo para a ocorrência de presença de obstáculos, (redes, árvores, áreas de risco) e nas aplicações com o uso de DGPS. Após esta etapa que é desenvolvida em aeronaves duplo comando somando-se 12 horas (vôos duplo e solo) o aluno passa para a etapa com as aeronaves específicas agrícolas. Nesta etapa o aluno inicia suas manobras de adaptação ao novo tipo de aeronave e com cargas crescentes realiza operações com água, em áreas pré-determinadas, sob a supervisão dos instrutores até atingir 30 horas totais do curso. Todas as manobras a programadas executadas em cada missão segue as normativas contidas no regulamento MCA 58-17
Manual do Curso de Piloto Agrícola – Avião estabelecidas pelo Comando da Aeronáutica – Departamento de Aviação civil – Instituto de Aviação Civil.
Neste mesmo regulamento, são determinados o conteúdo teórico/prático que deve ser cumprido. Conforme descrito, os alunos recebem conhecimentos da área agrícola tais como noções sobre semeadura, defensivos, toxicologia dos produtos, pragas e doenças, aspectos meteorológicos que afetam a aplicação dos produtos, legislação aeroagrícola, cuidados nas aplicações e implicações ambientais, características dos produtos fitossanitários, identificação de equipamentos de aplicação de sólidos e líquidos, calibração e regulagem das aeronaves, conhecimento sobre controle de vetores, combate a incêndios florestais, custos operacionais e planejamento operacional entre outros assuntos.
A parte de vôo foi ministrada pelo Cmte J. Telles e a teórica pelo Prof. Da Univ. Federal de Lavras Wellington Carvalho/Coordenador em aviação agrícola e especialista em tecnologia de aplicação. Ao final do curso, cada aluno é submetido a um vôo de check para a aprovação das habilidades de vôo e também uma prova teórica para verificação dos conhecimentos adquiridos, comprovando o somatório destas condições é expedido o certificado de aprovação ao novo piloto agrícola. Pelas autoridades competentes.
As fotos ilustram etapas desenvolvidas durante o curso, realizados pelo Aeroclube de Ponta Grossa – APG, uma das escolas formadoras com mais de 20 anos de experiência na formação profissional.