HomeUncategorizedO que é uma Inspeção de Seção Quente e Porque Ela é...

O que é uma Inspeção de Seção Quente e Porque Ela é Importante para a Longevidade do Motor PT6A?

O motor PT6A da Pratt & Whitney está em serviço desde 1961 e desde então já acumulou mais de 380 milhões de horas de voo, o equivalente a cerca de 250.000 viagens de ida e volta à Lua. A família mais avançada do motor PT6A inclui três níveis de potência, “Small”, “Medium” e “Large” (Pequena, Média e Grande), todas as quais tendo a vantagem da refrigeração da turbina, projeto aerodinâmico e tecnologia avançada de materiais. Manter estes motores funcionando eficientemente e com segurança não seria possível sem uma Inspeção de Seção Quente (Hot Section Inspection – HSI) periódica.

O Que É uma Inspeção de Seção Quente?

O objetivo de uma HSI é se certificar que os componentes da seção quente de seu motor são capazes de gerar a potência aceitável para operação eficiente e segura até a hora da próxima HSI ou revisão geral.

Quando uma HSI é realizada, os componentes da seção quente do motor são inspecionados. As pás da turbina, os anéis de aletas, os segmentos da carcaça do compressor e o sistema de medição de temperatura são examinados. Também estão incluídas em uma HSI a tomada de ar do compressor, os bicos injetores de combustível e o filtro de óleo. Os bicos injetores de combustível são extremamente importantes para a eficiência e a longevidade dos componentes da seção quente. Assim, um bom programa de manutenção dos bicos injetores de combustível é muito importante. As peças revisadas serão reinstaladas se atingirem os critérios do manual de manutenção e apresentarem segurança para permanecer em serviço. Por exemplo, trincas em peças não rotativas, erosão e perda da camada de cerâmica podem ser aceitáveis para se continuar em operação. Se necessário, os componentes da seção quente serão reparados ou substituídos.

(Da esquerda para a direita) Guilherme Albergaria, Ricardo Teixeira, Fernanda Tavares, Fernando Evangelista, Luiz Fernandes e Michel Anderson.

A Covington Aircraft do Brasil compreende a necessidade do operador aeroagrícola de ter um rápido retorno ao serviço, e com isso em mente, quando nossos técnicos são despachados para o local do cliente, eles já levam consigo as peças que se suspeita que precisarão de reposição.

Quando Agendar uma Inspeção de Seção Quente

O Boletim de Serviço de seu motor irá especificar quando revisar a seção quente. Por exemplo, o SB 1303 se refere ao seu PT6A-34AG. A HSI geralmente é efetuada na metade das horas do TBO do motor. Isto pode ser 1.800 horas para os motores “Small” e “Medium” e 2.000 horas para os PT6A “Large”. Verifique no respectivo Boletim de Serviço para saber quando sua inspeção de seção quente deverá ser realizada. As HSI também podem ocorrer de forma não programada. Perda de desempenho ou problemas de superaquecimento de seu motor poderão exigir uma inspeção da seção quente.

Antes de iniciar uma inspeção de seção quente, um cheque de desempenho do motor deve ser realizado. Isto permitirá ao técnico determinar o estado dos componentes da seção quente e definir parâmetros de desempenho para o motor. Outro cheque de desempenho também deve ser feito após a inspeção, para verificar o trabalho que foi feito no motor.

O PT6A é um motor com uma história comprovada de confiabilidade. Acrescentar uma Inspeção de Seção Quente ao seu planejamento de manutenção irá garantir que seu motor continue a dar anos de operação segura e eficiente.

Nossa equipe no Brasil é altamente treinada por nossa sede nos Estados Unidos e tem mais de 30 anos de experiência somada trabalhando em motores PT6, e está pronta para sua próxima HSI ou qualquer manutenção de motor que você venha a precisar. Quando você pensar PT6, pense Covington Aircraft do Brasil.

RELATED ARTICLES

[ufc-fb-comments]

CURRENT ISSUE

CLASSIFIEDS

Loading RSS Feed

Most Popular

00:00
00:00