HomeUncategorizedPRATT & WHITNEY CANADA AUMENTA SUA REDE DE SERVIÇOS NO BRASIL

PRATT & WHITNEY CANADA AUMENTA SUA REDE DE SERVIÇOS NO BRASIL

O Brasil sempre foi um mercado importante para a Pratt & Whitney Canada e, hoje, existem mais de 2.700 motores da empresa voando no país, incluindo o icônico motor turboélice PT6A. Por décadas, esse motor atendeu de forma confiável às expectativas de desempenho dos pilotos em muitas missões, incluindo aplicações aéreas. A agricultura é um negócio definidor no Brasil e os operadores têm sido rápidos em adotar novas tecnologias que ajudam a maximizar a precisão da aplicação, garantem a segurança do piloto e aumentam a produtividade das safras.

“O motor PT6A se tornou o padrão ouro para aplicação aérea em todo o Brasil e em outros países onde a agricultura é o principal negócio”, disse Nick Kanellias, vice-presidente de aviação geral da Pratt & Whitney. “O PT6A adiciona um aumento significativo de produtividade para os operadores agrícolas, oferecendo uma combinação única de potência, confiabilidade e durabilidade.”

Local de nascimento das Instalações de Manutenção Designadas

Em 2017, a Pratt & Whitney Canada escolheu o Brasil como o país inaugural para seu novo conceito de Oficina de Manutenção Designada (DMF – Designated Maintenance Facilities em inglês). A ABA Manutenção de Aeronaves Ltda. e a RICO Taxi Aéreo Ltda. foram nomeados DMF para apoiar os clientes PT6A em geral e os clientes agrícolas especificamente. No ano seguinte, a empresa designou a Helipark Manutenção Aeronáutica Ltda. para atender diversos modelos de motores de helicópteros voando no Brasil.

“Devido aos avanços na tecnologia, os intervalos para grandes eventos de manutenção de nossos motores são mais longos do que nunca”, disse Kanellias. “Embora isso seja uma boa notícia para os operadores, eles também querem mais suporte local para o trabalho de manutenção de linha que é necessário entre os intervalos. É por isso que criamos as DMF para atender à necessidade de manutenção de linha local e, na maioria dos casos, isso também inclui serviços de Equipe de Reparo Móvel (MRT – Mobile Repair Team em inglês).”

A empresa agora possui mais de 50 instalações próprias e designadas de motores localizadas estrategicamente ao redor do mundo. Com a maioria das fronteiras nacionais fechadas durante a pandemia, os DMF foram capazes de fornecer serviços locais críticos em áreas onde a Pratt & Whitney Canadá não conseguiu enviar sua própria equipe de apoio.

Pratt & Whitney e o centro de revisão da Indύstria de Aviação e Serviços (IAS) em Belo Horizonte, Brasil, para as famílias de motores PT6A e PW200.

Revisão de motor em Belo Horizonte

“Além da oficina em Sorocaba, a Pratt Whitney Canada do Brasil Ltda., impulsionou sua presença no Brasil e na América do Sul com a recente inauguração da nossa unidade de revisão de motores PT6A e PW200 em Belo Horizonte”, disse Kanellias. “Nos associamos com a empresa local IAS (Indústria de Aviação e Serviços SA) e, juntos, rapidamente colocamos a oficina em operação.”

Ele diz que a equipe de Belo Horizonte alcançou uma inovação para a empresa: a correlação remota da célula de teste da oficina que é usada para avaliar o desempenho de motores revisados. Com a impossibilidade de viagens, a equipe brasileira trabalhou em estreita colaboração com seus colegas no Canada para obter correlação e o primeiro motor PT6A-135 revisado foi entregue à Quick Aviation em Goiânia para um King Air em meados de 2020.

Solução de planejamento de manutenção

“Outro desenvolvimento importante para o mercado agrícola brasileiro é a notícia de que nossa solução de diagnóstico e prognóstico FAST™ foi certificada para aeronaves Thrush 510P”, disse Kanellias. “Ele está disponível como um STC em todos os modelos do Air Tractor há vários anos.”

O FAST (completa aquisição, armazenamento e transmissão de dados de voo) captura, analisa e envia dados de inteligência de voo sem fio ao operador poucos minutos após o piloto desligar o motor. A solução ajuda os operadores a maximizar a disponibilidade de aeronaves, otimizar o planejamento de manutenção, reduzir custos operacionais e evitar atrasos e cancelamentos.

“Temos mais de duas décadas de experiência com soluções de diagnóstico e prognóstico para nossos motores e já entregamos mais de 7.500 dessas soluções a clientes em todo o mundo”, disse Kanellias. “Isso varia de aeronaves monomotores, como Thrush e Air Tractor, a turboélices  bimotores regionais, e de helicópteros a grandes jatos executivos. Em todos os casos, a solução FAST trabalha para aproximar os clientes de um ambiente de manutenção totalmente planejado. ”

Kanellias diz que o FAST foi adotado por todos os tipos de operadores ao redor do mundo porque fornece percepções sobre o desempenho do motor que ajuda a maximizar a disponibilidade da aeronave e fornece informações precisas para otimizar o planejamento e a manutenção em condições. Ele também reduz a carga de trabalho do piloto e do mecânico, um benefício que é particularmente relevante em aplicações aéreas, onde voar o avião é apenas um aspecto das demandas multitarefas impostas ao piloto.

FAST e a Aplicação Aérea

“Trabalhamos com o negócio agrícola há décadas e entendemos a natureza sensível do tempo do trabalho”, diz Kanellias. “Quando a janela do aplicativo está aberta, um ano inteiro de trabalho, e lucratividade, pode ser reduzido em apenas algumas semanas; a última coisa que você quer é ter um problema de motor que o mantenha no solo enquanto as horas e os dias passam ”.

A beleza da solução FAST é que ela pode identificar problemas muito antes que eles afetem o motor, minimizando sua gravidade e permitindo que os operadores planejem sua manutenção para coincidir com o tempo de inatividade sazonal.

“O FAST ajudou a revitalizar todas as missões de aviação para as quais foi colocado em uso”, conclui Kanellias, “e isso certamente é verdade para a aplicação aérea, onde aumenta a produtividade e a segurança. Tornou-se uma vantagem competitiva para muitos de nossos clientes.”

RELATED ARTICLES

[ufc-fb-comments]

CURRENT ISSUE

CLASSIFIEDS

Loading RSS Feed

Most Popular

00:00
00:00