Ipanema é tendência
Em 2020 o Ipanema 203 foi o avião agrícola mais vendido no Brasil e o feito provavelmente se repetirá em 2021. As linhas de produção na fábrica de Botucatu (SP) estão repletas de novos aviões sendo cuidadosamente montados e equipados, transformando a confiança que os produtores, pilotos e aeroagrícolas têm no Ipanema como a mais eficiente solução para o agronegócio brasileiro. Prova deste sucesso é o fato de que serão entregues mais de 40 unidades neste ano e procura por novos aviões seguem no mesmo ritmo.
Dentre os principais motivos que fazem do avião agrícola Embraer um grande aliado da agricultura brasileira estão: a expertise de 50 anos de mercado combinada às inovações tecnológicas que o avião recebe constantemente, a produtividade comprovada pelos operadores da aeronave e, por último, e não menos importante, o menor custo operacional do mercado.
Ipanema é sinônimo de evolução
Ter mais de 50 anos de história de sucesso no agronegócio é uma grande responsabilidade: as equipes de suprimentos, engenharia, qualidade, produção e vendas da EMBRAER trabalham diariamente como um só time para entregar ao mercado uma aeronave robusta. Ao longo de 2021 o modelo contou com várias novidades, como:
- Novas peças em aço inox, que garantem maior robustez à asa, resultando em menores despesas com manutenção ao longo dos anos;
- Novo capô com grades de saída de ar otimizadas, garantindo maior refrigeração e rendimento do motor;
- Nova bomba elétrica de combustível;
- Nova geometria do esticador da correia do compressor do ar condicionado, facilitando a regulagem durante manutenções;
- Novas opções de bicos de pulverização, certificados e já instalados de fábrica, entregando máxima produtividade e qualidade na aplicação;
- Novo processo de pintura nos painéis de revestimento e novo acabamento no suporte da trava do leme, de maneira a garantir melhor homogeneidade na espessura na camada de tinta, valorizando o patrimônio de nossos clientes;
- Novo sistema de fechamento das portas, com reposicionamento das chapas-trava;
- Cinto de segurança com airbag como item de série em todas as aeronaves. Segurança é a nossa prioridade;
- Novos parafusos de fixação do trem de pouso e novo pino cônico de junção das asas, com novos materiais, seguindo normas de tratamento térmico padrão internacional AMS2759;
Ipanema é produtividade
Comprovada pela UNESP- Universidade Estadual Paulista e testemunhada pelos operadores de Ipanema, a configuração do sistema agrícola com 43 pontas de pulverização ou com 10 atomizadores rotativos, combinada à envergadura de 13 metros de asa, gera 24 metros de faixa de deposição com a qualidade ideal – com limite de coeficiente de variação de até 20% na deposição (ou seja, ao menos 80% de uniformidade na deposição das gotas sobre o alvo da aplicação).
A combinação dos 24 metros de faixa em voo a 190 km/h entrega uma produtividade que chega a 200 hectares pulverizados por hora, com taxa de aplicação de 10 litros por hectare.
O resultado faz do Ipanema 203 uma máquina quatro vezes mais produtiva que pulverizadores terrestres e, comparado às aeronaves com motor turbo, um custo operacional por hectare pulverizado 30% menor. Além disso, o Ipanema é movido a etanol, o que, além de ser sustentável, contribuir na economia para o produtor, ainda apresenta maior facilidade para sua obtenção na maior parte do país.