HomeNavigator PortuguesêZanoni Equipamentos: pulverizando inovações desde 1997

Zanoni Equipamentos: pulverizando inovações desde 1997

Nas duas últimas décadas, a aviação agrícola brasileira passou por uma evolução significativa, aumentando em mais de 400% a sua frota. A história da Zanoni se confunde com esse avanço. Fundada em 1997, a empresa se destaca por oferecer as melhores soluções em sistemas de pulverização aérea. 100% compromissada com o setor, a Zanoni vem desenvolvendo tecnologias diferenciadas para resolver os problemas de cada operador, realizando pesquisas constantes e apoiando de forma irrestrita o SINDAG e outras iniciativas da indústria.

Recentemente, a empresa tem investido para melhorar o seu serviço de atendimento e para aumentar sua capacidade produtiva, a fim de atender às novas demandas da aviação agrícola. Com parceiros em todas as regiões do Brasil e em quinze países, a empresa familiar criada por Sérgio e Graziela passou a ser referência mundial, através da confiança na qualidade de seus sistemas de pulverização, atomizadores rotativos, comportas e equipamentos de suporte terrestre.

Sistemas de pulverização

Pioneira no uso do aço inoxidável, a Zanoni oferece produtos da mais alta qualidade para diversos modelos de aeronaves. As bombas eólicas são um dos carros-chefe, havendo mais de 2000 desses equipamentos em operação por todo o mundo:

  • Estrutura 100% em aço inoxidável;
  • Selo em tungstênio;
  • Freio de alta durabilidade;
  • Eixo em formato quadrado;
  • Força para qualquer trabalho.

A Zanoni fabrica diversas válvulas para aeronaves agrícolas, incluindo by-pass, abastecimento e corte. Desde 2009, a empresa também fornece fluxômetros e by-pass elétricas para a Agnav, líder global em sistemas DGPS para aplicação aérea:

  • 100% aço inoxidável, com grande durabilidade;
  • Fácil inspeção e manutenção e garantia de precisão no controle.

A Zanoni também oferece partes que compõem os sistemas de pulverização, incluindo filtros, tubos, barras, suportes, engates e acoplamentos, flanges, hastes e caixas de alijamento:

  • Duplo abastecimento e filtragem entre a bomba eólica e a by-pass;
  • Produtos 100% em aço inoxidável (em sua maioria aço 316L), com regularidade, acabamento de alto nível e controle de qualidade;
  • Equipamentos sob demanda.

Atomizadores rotativos

A Zanoni iniciou o desenvolvimento de rotativos a pedido de seus parceiros, que buscavam bicos mais eficientes e resistentes. Após muita pesquisa e diálogo com os operadores aeroagrícolas, três modelos foram lançados (M2.5, M3 e M14) e um quarto encontra-se em desenvolvimento.

Por suas características mecânicas e por apresentar uma eficiência agronômica com padrões de excelência, os rotativos Zanoni geraram uma nova frente de trabalho na empresa. Esse equipamento tem ganhado destaque na aplicação de inseticidas e fungicidas no Brasil, além de serem utilizados para algumas aplicações especiais em outros países, como no controle de mosquitos, pragas florestais e controle de gafanhotos.

Desenvolvidos com a qualidade tradicional da marca Zanoni, os rotativos oferecem grande durabilidade e um espectro de gotas de alto padrão:

  • Resistência à corrosão e partes com alta durabilidade;
  • Fácil manutenção;
  • Versatilidade para diferentes tipos de aplicação;
  • Garantia de uniformidade no espectro de gotas e garantia de precisão do VRU;
  • Sistema de dupla alimentação.

Desde o início do trabalho na linha de rotativos, a Zanoni mantém um diálogo constante com agrônomos e cientistas. Diversas pesquisas têm sido financiadas pela empresa, oferecendo dados precisos. Trabalhos vêm sendo desenvolvidos junto a alguns dos maiores especialistas do mundo nas áreas de aplicação aérea em baixo volume e ciência da gota. Todos eles têm indicado que o rotativo Zanoni apresenta padrões seguros para as mais variadas condições de aplicação.

Comportas para combate a incêndio

Desde 2006, a Zanoni Equipamentos vem desenvolvendo comportas para adaptar aeronaves agrícolas ao trabalho de combate a incêndios. Atendendo às demandas da frota brasileira, a empresa tem se empenhado em oferecer as melhores soluções às necessidades específicas do Brasil. Após anos de trabalho em conjunto com empresas, pilotos e pesquisadores, a Zanoni se consolidou como a principal fornecedora desse tipo de tecnologia na América do Sul, tendo mais de cem comportas Zanoni em operação em todas as regiões do Brasil e também em países da América do Sul e da África. Atualmente, a empresa oferece três modelos de comporta e mais dois modelos estão em desenvolvimento. 

As comportas manuais Zanoni são equipamentos projetados exclusivamente para o combate a incêndio. Oferecem uma abertura maior do que a caixa de alijamento, possibilitando uma descarga mais rápida do hopper. Apesar de não ser adaptável ao sistema de pulverização (é necessário substituí-la pelo gate box para os trabalhos agrícolas), ela foi projetada para proporcionar uma troca rápida. A empresa oferece modelos de comportas manuais para aeronaves Air Tractor, Thrush e Ipanema.

As comportas hidráulicas Zanoni são os equipamentos mais versáteis disponíveis no mercado. Além de oferecerem uma abertura maior do que a gate box, elas são adaptáveis ao sistema de pulverização e, uma vez instalada, não é mais necessário realizar nenhuma modificação ou removê-la. Essa tecnologia vem sendo aperfeiçoada, com melhorias no comando hidráulico (para abertura e fechamento mais rápido) e desenvolvimento de um sistema de regulagem de abertura (para aplicação de sólidos). Além disso, a empresa tem alguns projetos em desenvolvimento para melhorar ainda mais a sua operação, no combate a incêndio e em outras atividades:

  • Instalação sem a necessidade de remover o sistema de pulverização;
  • Abertura maior que o gate box e sistema de ajuste de abertura (para sólidos);
  • Equipamento mais utilizado para combate a incêndio na América do Sul.

Nos últimos anos, a Zanoni vem buscando ajudar a promover a atividade de combate a incêndios. A empresa tem intensificado a atuação nas redes sociais para demonstrar a importância do nosso setor, mostrando a um público mais amplo o trabalho realizado por pilotos e empresários. Junto com o SINDAG e demais entidades interessadas, a Zanoni tem apoiado a realização de seminários e busca sempre apoiar atividades de instrução e pesquisa nessa área, para que o Brasil tenha uma frota preparada para os desafios ambientais.

Suporte terrestre

A Zanoni iniciou a produção de equipamentos de suporte terrestre como uma forma de auxiliar a aviação agrícola, com produtos mais resistentes do que os tradicionalmente disponíveis no mercado. Uma das maiores contribuições da Zanoni para o setor foi a introdução do uso do aço inoxidável, que conta com um índice de corrosão até 520 vezes maior que o alumínio e é o único material que oferece resistência aos 33 produtos químicos mais comuns. Há equipamentos de pulverização Zanoni que estão em operação há mais de 20 safras seguidas.

A empresa passou então a desenvolver e fabricar motobombas (a combustão e elétricas), bombas elétricas, válvulas direcionais, filtros, engates e conexões. Por indicação de alguns pilotos agrícolas, recentemente os produtos dessa linha passaram a ser procurados por outras áreas do agronegócio brasileiro e a empresa hoje fornece equipamentos para alguns fabricantes de máquinas agrícolas.

Nova fachada da sede da Zanoni Equipamentos. A equipe conta hoje com mais de 40 colaboradores.

RELATED ARTICLES

[ufc-fb-comments]

CURRENT ISSUE

CLASSIFIEDS

Loading RSS Feed

Most Popular

00:00
00:00